Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TOP 5 BRAZUCA - confira os mais votados


A difícil tarefa de escolher 5 artistas brasileiros clássicos para compor uma mini-exposição no Dia do Quadrinho Nacional foi concluída graças aos votos de nossos amigos e leitores. Embora pareça injusto  escolher apenas 5 entre tantos artistas geniais, temos esperança de aumentar o número dos agraciados a cada ano à partir deste.

Um objetivo maior era alvo desta pequena e informal pesquisa: trazer à tona os nomes dos artistas que colaboraram para a existencia de um quadrinho brasileiro e estimular a troca de idéias e informações a respeito da história da HQB. Confira agora o perfil resumido de cada um dos mais votados:


Flávio Colin: Considerado um dos traços de maior personalidade do Quadrinho Brasileiro, Colin começou nos anos 50 e fez quadrinhos de todos os gêneros. Criou o personagem Vizunga e produziu muitos quadrinhos com a temática do folclore brasileiro. Ao longo de sua carreira sempre defendeu uma maior presença de elementos da cultura nacional em nossos quadrinhos.


Maurício de Sousa: Conhecido como o "Walt Disney brasileiro", o criador da Turma da Mônica é a prova inconteste da força do Quadrinho Nacional. Suas revistas estão entre as mais vendidas superando os mangás e os quadrinhos norte-americanos. Coordenador de um projeto que inclui centenas de profissionais da área dos quadrihos e animação, Maurício permanece fiel às origens de seus personagens com suas histórias simples e divertidas sempre transmitindo bom humor.


Júlio Shimamoto: Publicou nas principais editoras do mercado numa era de ouro dos quadrinhos do Brasil, destacou-se com HQs de Terror. Sempre manteve um lado de preservação autoral em seus trabalhos inclusive ousando em novas técnicas de desenho e acabamento. Participou de movimentos de valorização da HQ Brasileira integrando grupos como a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADSP) e a Cooperativa Editora de Trabalho de Porto Alegre (CETPA).




Watson Portela: Um dos primeiros artistas brasileiros a trabalhar para o mercado europeu e americano, notabilizou-se nos gêneros fantasia e ficção. Produtor incansável, seu talento acabou por abrir campo de trabalho para vários artistas numa época em que o Brasil parava por uma grande crise econômica (anos 70/80).




Ziraldo: Fundador do tablóide de humor e política O Pasquim, criador de personagens como Jeremias, Turma do Pererê e o Menino Maluquinho. Sempre atuante, Ziraldo sofreu com a perseguição política nos governos militares mas nunca se calou. Seu trabalho com cartum e quadrinhos é hoje reconhecido mundialmente.



A exposição TOP 5 Brazuca acontecerá no Dia do Quadrinho Nacional, comemorado neste 28 de janeiro na Gibiteca de Fortaleza (Av. Universidade, 2572, Benfica). O Cineasta Eduardo Silva apresentará um seminário abordando o trabalho e a influencia destes 5 artistas para o quadrinho brasileiro.

6 comentários:

  1. Claro que poderia ser top mil mas essas lendas já vai representar muito bem!

    ResponderExcluir
  2. MUITO IRADO! Deu COLIN & SHIMAMOTO!!!

    ResponderExcluir
  3. Não há como não sentir falta deste ou daquele autor. Todavia, é indiscutível importância dos autores votados. Esse Top Five vai representar o quadrinho brasileiro com todo o valor que ele merece!
    P.S.: Deu WATSON! MASSA!!!! :D

    ResponderExcluir
  4. Saudações !
    Acabo de descobrir o blog e saber da votação, fico muito feliz, sou administrador do blog oficial do Watson, postarei esta matéria no mesmo indicando para as pessoas visitarem o forum de Quadrinhos do Ceará, e tão logo possível avisar ao Watson, acredito que ele ficará bastante contente pelo reconhecimento.

    www.watsonportelaoficial.blogspot.com

    Grato desde já pessoal

    Wagner Moloch

    ResponderExcluir
  5. Opa, que por um descuido me esqueci de informar também, faço o mesmo por Flavio Colin, avisarei seus familiares agora !
    www.flaviocolinoficial.blogspot.com

    Wagner Moloch

    ResponderExcluir
  6. É com muita satisfação que Watson Portela agradece a todos os leitor e claro a vocês que tanto da esta força!
    Agradecido:
    Watson Portela.

    ResponderExcluir